Plano de SaúdePrincipalSem categoria

Saiba 7 maneiras de como prevenir os principais motivos de fraudes em planos de saúde

O uso adequado do plano de saúde é uma responsabilidade de todos nós. Você, beneficiário do Plano UNIMED UNARECEITA, pode ajudar a prevenir as fraudes e preservar a sua segurança.

Saber identificar possíveis fraudes no seu plano de saúde é fundamental. Isso pode proteger o seu nome, a sua saúde e até as suas finanças, evitando o aumento da sinistralidade em nosso contrato, procedimentos desnecessários ou participação em esquemas ilegais. Ao ficar atento a qualquer sinal de irregularidade, você pode agir rapidamente, relatando a situação à UNARECEITA ou à UNIMED Rio e tomando medidas para garantir a integridade do seu cuidado médico.

Pensando nisso, separamos as informações mais importantes sobre o assunto que você precisa saber!

Fique atento!

Evite fraudes em seu nome! Fique de olho em seu Extrato de Utilização, disponível em nosso site e em nosso app.

Siga o passo a passo e confira seu histórico:

No aplicativo Unimed-Rio:

Faça o login em sua conta e vá no menu “Meu Plano”; Depois, basta clicar em “Relatório de Utilização”.

No site oficial Unimed-Rio:

Faça o login em sua “Área Exclusiva”; No menu superior, selecione “Serviços Online” e, depois, clique em “Extrato de Atualização”; Na nova aba, vá em “Relatórios” e, no menu, escolha “Componente de Utilização”.

Confira abaixo as 7 maneiras de como prevenir os principais motivos de fraudes que podem acontecer em seu plano:

Compartilhar seu login e senha é extremamente arriscado. Frequentemente, usamos esses dados para acessar informações financeiras, realizar transações e até mesmo armazenar dados confidenciais. Ao compartilhar suas informações, corremos o risco de permitir que terceiros tenham acesso indevido, resultando em prejuízos financeiros e violações de privacidade.

A carteirinha do plano de saúde é um documento pessoal e intransferível. Ela contém dados pessoais, como nome completo, número de identificação, data de nascimento e informações sobre cobertura médica. Compartilhar a carteirinha pode expor suas informações a pessoas não autorizadas, o que pode resultar no uso indevido dos dados e fraudes em seu nome. Além disso, ceder ou emprestar a carteirinha do  cartão do plano de saúde a terceiros é um crime e de acordo com o Código Penal Brasileiro. Os envolvidos neste tipo de fraude estão sujeitos a responder na Justiça pelos crimes de estelionato (art.171) e falsidade ideológica (art.299).

Quando uma única consulta ou procedimento é realizado, porém são emitidos múltiplos recibos ou notas fiscais, com datas ou procedimentos diferentes, com o intuito de obter um reembolso total mais elevado, isso configura uma prática irregular e fraudulenta. O pedido de reembolso deve informar corretamente o procedimento ou a consulta realizada, assim como o valor efetivamente desembolsado, para pagamento com base nas cláusulas contratuais. Caso essa prática seja identificada, podem ser aplicadas penalidades e consequências correspondentes.

Realizar qualquer procedimento médico não coberto pelo plano de saúde, inclusive procedimentos estéticos, e tentar obter reembolso apresentando um recibo de outro procedimento, configura uma prática fraudulenta. Isso pode resultar em consequências sérias, incluindo penalidades legais.

É fundamental evitar a repetição de exames desnecessários. Além de desperdiçar recursos, a repetição excessiva pode representar riscos à saúde, como exposição à radiação e procedimentos invasivos. Seguir as orientações médicas evita ansiedade, estresse e não sobrecarrega os recursos assistenciais. Priorize sua saúde com exames necessários e informe sempre ao seu médico sobre exames realizados recentemente e evite repetições desnecessárias.

Assine guias de consultas e exames com responsabilidade e cuidado. Confira, sempre se as informações estão de acordo com o atendimento e serviço realizados. Questionar eventuais divergências é fundamental para garantir a precisão dos registros médicos e evitar problemas futuros. Ao assumir essa responsabilidade, você contribui para a qualidade do cuidado e para a segurança do seu histórico médico.

É sempre importante checar a origem e os dados do seu boleto, sendo ele impresso ou digital, para garantir a autenticidade e evitar possíveis fraudes ou erros de pagamento. Essa prática de verificação é essencial para proteger suas finanças e manter a segurança das transações. Ao conferir cuidadosamente as informações presentes no boleto, você evita o risco de pagar por engano ou cair em golpes virtuais. Os boletos do plano de saúde UNIMED UNARECEITA são enviados somente pelo e-mail cobranca@unareceita.org.br.

Denuncie através:

Central de Atendimento da UNIMED Rio:

Tel. 4020-3861 (Para capitais e regiões metropolitanas).

Ou

Área Operacional de Saúde da UNARECEITA:

Email: unimed@unareceita.org.br

WhtasApp: (21) 96975-1775

Tel: (21) 3851-1322